ONDA POÇOS

Santa Casa anuncia oito novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

ito novos leitos para síndromes respiratórias agudas graves, por questão de segurança, ficam separados dos outros 10 leitos de CTI do Hospital

Compartilhe nas redes sociais

Na tarde desta quinta-feira, 09, em entrevista coletiva no Centro Acadêmico do Hospital, a Santa Casa de Poços de Caldas anunciou a disponibilização imediata de oito novos leitos de UTI exclusivos para síndromes respiratórias graves, que incluem o Coronavírus. Além desses novos leitos de UTI, já estão disponíveis 24 leitos de observação clínicas para pacientes com Covid-19.

A coletiva contou com a presença do superintendente da Irmandade, Dr. Ricardo Sá, do prefeito Municipal, Sérgio Azevedo, do secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, do vice-provedor do Hospital, Marcos de Carvalho Dias, do diretor técnico da Santa Casa, Dr. Alberto Volponi, do médico infectologista do Hospital, Dr. Mário Krugner e da responsável técnica pela Enfermagem, Josiani Almeida.

Para o superintendente da Santa Casa, Dr. Ricardo Sá, é uma grande satisfação apresentar essa demanda para a sociedade, já que, segundo ele, em breve vamos começar a entrar no pico de casos de Coronavírus.

“Em comunhão com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal  de Saúde, anunciamos a entrega de oito leitos de CTI para as síndromes respiratórias agudas graves, isso inclui-se o Coronavírus. Além de 24 leitos de observação clínica para internação dessas mesmas etiologias de doenças. A Santa Casa já está preparada, são oito leitos totalmente montados, equipados com tudo aquilo que é necessário, com a equipe técnica treinada, com os médicos disponíveis 24 horas”, destaca o superintendente.

Para o  prefeito Sérgio Azevedo, esse anúncio de disponibilidade de leitos é de suma importância, justamente porque o grande o gargalo em relação à pandemia é ter os leitos de UTI para receber os casos mais graves. “A Santa Casa está concluindo obras aqui que vão disponibilizar ainda mais leitos, vamos buscar respiradores, além de outras ações que estamos fazendo. Nesse momento queremos agradecer a Santa Casa por tudo que já fez e por tudo que está fazendo por Poços de Caldas”, disse o prefeito Sérgio.

Mais leitos 

O vice-provedor do Hospital, Marcos de Carvalho Dias, destaca que além dos leitos já disponibilizados, a Santa Casa de Poços está buscando disponibilizar ainda mais leitos para o enfrentamento da pandemia.

“Em nome da Irmandade do Hospital da Santa Casa, eu queria agradecer o auxílio que nós estamos tendo por parte do prefeito municipal, Sérgio Azevedo, do secretário de Saúde, Carlos Mosconi, de empresários da cidade, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Poços de Caldas (SINDUSCON) e dos empresários da construção civil que estão nos ajudando na reforma das suítes e acabamento na nova UTI Neonatal, no qual vamos fazer uma adaptação rápida para nela colocarmos mais leitos de UTI Adulto e assim equipar a  Santa Casa com mais 17 leitos de UTI, além desses que estão sendo disponibilizados hoje. Nas suítes serão 12 leitos que se organizarmos e conseguirmos obter equipamentos de monitoramento e ventilação poderão ser utilizados como UTI, se não, como leitos de isolamento”, revela o vice-provedor

O secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, lembra de todo o esforço que está sendo feito para que Poços possa não sofrer muito com a pandemia de Covid-19.  “É muito bom poder ouvir notícias boas nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Estamos tomando aqui, junto com a Santa Casa, junto com os outros hospitais e com toda Saúde de Poços de Caldas, essas medidas para que a gente não seja surpreendido mais para frente. Ontem (quinta), as primeiras caixas de material médico da Alcoa já chegaram, uma parte aqui na Santa Casa e uma parte no Hospital São Domingos, o que proporcionará mais 20 leitos de isolamento totalmente completos que poderão ser colocados aqui na Santa Casa na ala das suítes. Dessa forma poderemos melhorar as condições de atendimento na nossa cidade”, diz Dr. Mosconi.

Situação tranquila até o momento 

O diretor técnico do Hospital, Dr. Alberto Volponi, revela que na Santa Casa, até hoje, foram quatro suspeitos de Covid-19 que ficaram internados, mas foram feitos testes rápidos e nenhum deu positivo para a doença.

“Internaram mais dois pacientes ontem (quinta) que estão sendo observados com suspeita, mas, por enquanto, ninguém confirmado. De qualquer forma, estamos aqui para fazer esse anúncio dos oito leitos que foram criados, utilizando o espaço de onde ficava a UTI Neonatal, que serão usados para síndromes respiratórias graves. Achamos melhor fazer assim e reduzir o risco de contaminação de outros setores. Então, não vão ficar mais pacientes no Pronto Socorro, nós vamos reservar essa área que vai ficar separada, não vai misturar com os outros leitos de UTI. Hoje a gente já está com a equipe médica dobrada, pronta para que se internar um paciente com síndrome respiratória grave”, conta Dr. Alberto Volponi.

Equipe preparada 

O médico infectologista do Hospital, Dr. Mário Krugner, relata que foram feitos treinamentos intensos com o corpo de funcionários, para que eles estejam preparados para receber possíveis casos da doença.

“Hoje nós temos oito leitos desocupados especialmente para receber pacientes com síndrome respiratória grave em ambiente de UTI e temos 24 leitos para tratamento clínico de pacientes menos graves. Vale lembrar que até hoje nós não tivemos nenhum paciente confirmadamente positivo de Coronavírus. Nesses tempos bastante intensos, conseguimos treinar a equipe sobre essa nova patologia e passar para eles que se a gente fizer tudo dentro dos critérios de segurança do paciente, segurança do trabalhador, a gente vai prosperar e fazer esse enfrentamento de uma forma serena e tranquila”, confia o médico infectologista.

A responsável técnica pela Enfermagem da Santa Casa de Poços, Josiani Almeida, explica que toda a  equipe está treinada, qualificada, em quantitativo suficiente para atender a demanda. “Queremos agradecer a parceria da sociedade e das empresas que estão fazendo as doações de máscaras e dos restantes dos Epi’s, já que dessa forma estamos conseguindo manter nosso profissional seguro. Estamos oferecendo também apoio psicológico para esses profissionais e hoje podemos afirmar que todos nossos profissionais estão treinados, capacitados e preparados para receber esse paciente com Covid-19”, relata Josiani.