A lei que autoriza Poços de Caldas a participar do consórcio foi sancionada e promulgada pelo prefeito Sérgio Azevedo nesta quinta-feira (18), depois de aprovação pela Câmara Municipal.“Poços está recebendo as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, via governo estadual. O plano de vacinação avança a cada semana, conforme o recebimento das doses. Ao integrarmos este consórcio, temos mais segurança e possibilidades para acessar as vacinas, já que a demanda é mundial”, declarou o prefeito.
O município passa a integrar o consórcio público para compra de vacinas contra a COVID-19, batizado de CONECTAR – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. O Consórcio é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e dará suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
O Consórcio que até o momento, conta com 2.492 municípios interessados, é um esforço conjunto dos prefeitos para agilizar e facilitar a compra de vacinas e também de medicamentos ou equipamentos de saúde utilizados no combate à pandemia do coronavírus. Os municípios de todas as regiões estão se inscrevendo, conforme autorização do próprio Supremo Tribunal Federal (STF). O Consórcio das Cidades tem sede em Brasília e vai adquirir as vacinas com repasses feitos pelos municípios, portanto, fica autorizada a abertura de dotação orçamentária própria. Além disso, o Consórcio espera receber doações de pessoas jurídicas e físicas, e ainda repasses da União e Estados.
No próximo dia 23 de março, às 15h, acontece uma assembleia geral de constituição do Consórcio, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos. De acordo com o presidente da FNP, Jonas Donizette, o consórcio não é para a compra imediata, mas para dar uma segurança jurídica no caso de o Plano Nacional de Imunização não dar conta de suprir toda a população. Ainda segundo o presidente da FNP, o objetivo é “somar esforços” e não competir com o Ministério da Saúde.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: