Esta semana, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, fez mais um aniversário em Poços de Caldas, completando 14 anos de serviços prestados. Ao longo deste período, foram 709.962 ligações recebidas, 159.369 orientações feitas por telefone e o envio de ambulâncias para atender a 240 mil 529 ocorrências: números registrados desde o dia 7 de dezembro de 2006, quando o SAMU começou a funcionar na cidade.
Há 14 anos, o atendimento começou a ser prestado com duas ambulâncias básicas e uma avançada. Junto com o número de atendimentos, cresceu também a frota, inclusive com a circulação da motolância.
Em 2017, o Serviço ganhou nova sede, ampla e adaptada, com a mudança do Centro para a Zona Oeste. O espaço foi totalmente reformado, com lava jato para higienização das viaturas, estacionamento e áreas equipadas para descanso e convivência dos plantonistas. O atendimento foi descentralizado com a criação de duas bases regionais: nas zonas Leste e Sul da cidade. O que não mudou foi a triste estatística relacionada ao número de trotes e que, infelizmente, aumenta ano a ano. Somente em 2020, foram 4.343 ligações que não precisavam ter sido feitas ao SAMU. No acumulado dos 14 anos, são 168.706 trotes recebidos pelo 192, na média, 13 por dia, 395 por mês.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: