A declaração do imposto de renda pode ser enviada até o dia 31 de maio e o que muita gente não sabe é que parte do IR pode ser destinado para os Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso. A ação faz parte da Campanha “Cidadão Solidário” e busca incentivar o direcionamento de valores para fomentar projetos para esses grupos com vulnerabilidade.
Vale lembrar que a decisão não onera o contribuinte, uma vez que esses valores já são descontados do próprio imposto devido e voltariam para os cofres públicos caso não fossem destinados. Em 2023, quase R$ 798 mil contribuíram com atividades socioassistenciais voltadas para crianças, adolescentes e idosos de Poços de Caldas graças às destinações.
Desde 2017, uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, da Receita Federal e dos conselhos de direitos tem intensificado as ações de sensibilização e educação fiscal junto à sociedade, com as destinações sendo ampliadas ano a ano. De 2022 para 2023, houve um aumento significativo de R$ 29,54% nos valores.
Com esse aumento de recursos, o Centro de Referência do Idoso de Poços de Caldas já está em fase final de licitação e pode se tornar uma realidade em breve. A iniciativa vai oferecer programas, serviços e ações com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, favorecendo o envelhecimento com autonomia e dignidade.
Como destinar?
Para destinar, basta optar pela Declaração por Deduções Legais (declaração completa). Até 6% do total pode ser direcionado aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb