O Republicanos quer o deputado estadual Mauro Tramonte como candidato ao Governo de Minas Gerais. O presidente do diretório estadual do Republicanos, Gilberto Abramo, é o principal entusiasta da candidatura de Tramonte à sucessão do governador Romeu Zema (Novo). O capital político do deputado estadual é reconhecido pelos demais mandatários do partido, já que foi o deputado estadual mais votado em 2018 com 516.390 votos. Tramonte, por sua vez, é reticente. Embora admita que esteja à disposição do Republicanos, o parlamentar aponta que a candidatura “nunca parte de determinação do partido, mas, sim, em um entendimento e um consenso”.
Ao portal de notícias O TEMPO, Abramo garantiu que, hoje, Tramonte é o seu candidato ao Governo. “Como presidente estadual, tenho o apoio necessário. O único plano do Republicanos, neste momento, é esse.” Questionado se o próprio deputado estadual colocou-se à disposição enquanto candidato, o presidente pontua que ele está à disposição do partido. “É certo que temos que amadurecer”, acrescenta. O objetivo, conforme Abramo, é encabeçar a chapa majoritária. “Está descartada a possibilidade de ele ser vice ou candidato ao Senado.” Nas últimas quatro eleições, o Republicanos compôs as chapas encabeçadas por Adalclever Lopes (MDB), Fernando Pimentel (PT), Hélio Costa (MDB) e Nilmário Miranda (PT).
O deputado federal Lafayette Andrada confirma que há um entendimento, preliminar, em torno do nome de Tramonte. “As pesquisas indicam que ele está muito bem. Então, ele é um candidato de peso”, diz. “Há um consenso informal. Como disse, não há nada definitivo. Tudo é preliminar. Mas é uma visão bem vista aos olhos de todos. É preciso o Tramonte aceitar o convite, avaliar com calma se realmente aceita ser o candidato. (…) Ele ainda não bateu o martelo, não deu uma posição definitiva. Ele está pensando. E temos tempo para isso. Não temos pressa.” Lafayette acrescenta que a candidatura é o desejo do Republicanos. “É o melhor nome.”
O deputado estadual foi cotado para ser candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2020, mas desistiu. Inclusive, o próprio Lafayette foi o candidato do Republicanos na ocasião. Ao ser questionado, Tramonte afirma que sempre será um “soldado” do Republicanos. “Muitas vezes, meu nome ficou evidente em eleições passadas como sendo preferido ao Senado, bem como aparecendo em pesquisas para candidatura como postulante à PBH. Acabei optando em 2018 estar pleiteando uma vaga na Assembleia. Na verdade, nunca disse que seria candidato a cargos do Executivo, mas, sim, que estaria sempre à disposição de nosso partido, do comando do Republicanos em Minas e no Brasil.”
O parlamentar acredita que a votação expressiva quando foi eleito lhe cacifa para postular qualquer tipo de cargo, seja como cabeça de chapa ou vice, tanto no Executivo municipal quanto no Estadual. “Mas, como digo sempre, qualquer tipo de disputa só será avaliada com o entendimento político que cada caso exige. Candidatura nunca parte de determinação em nosso partido, mas, sim, em um entendimento e consenso. Além disso, tudo depende muito do momento em que se encontra a política em todo seu âmbito”, ressalva. Por fim, Tramonte afirma que não é de fugir a desafios. “Vale lembrar que o verdadeiro poder emana do povo e é justamente o povo é quem tem a palavra mais forte. O que tiver que ser, será.”
De acordo com a pesquisa DATATEMPO realizada entre 29 de outubro e 3 de novembro, Zema lidera as intenções de voto do eleitorado mineiro com 45,1%. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), por sua vez, aparece na segunda colocação com 22,5%. Embora cotado para disputar a presidência da República, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece atrás de Zema e Kalil com 5,3%. Reginaldo Lopes (PT), a deputada Áurea Carolina (PSOL) e o vice-governador Paulo Brant (PSDB), têm, respectivamente, 2,9%, 2,6% e 1,9%. Mauro Tramonte não aparece na consulta.
Fonte: O Tempo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: