O número de ocorrências de pessoas desaparecidas em Poços de Caldas aumentou em 18,33% no ano de 2023. Os dados são da plataforma on-line Microsoft Power BI, lançada nesta quarta-feira,05, pela Polícia Civil.
Os dados, disponibilizados para consulta pública, podem ser acessados pela internet. Por meio desse serviço, é possível analisar de forma detalhada o cenário referente ao desaparecimento de pessoas em Minas Gerais, desde 2019 até atualmente.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Segundo o diretor de Estatística e Análise Criminal da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP/PCMG), delegado Diego Fabiano Alves, os dados sobre o quantitativo, bem como o perfil das pessoas desaparecidas e localizadas, foram extraídos da Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), onde constam informações obtidas do sistema do Registro de Evento de Defesa Social (Reds). “Isso ressalta o quão é relevante o preenchimento correto e detalhado do Reds”, avalia.
O jornalismo da Onda Poços apurou que no ano de 2022, foram registradas 60 comunicações de pessoas desaparecidas em Poços de Caldas, em 2023 foram 71 ocorrências, um aumento de 18,33%. O número de ocorrências de pessoas localizadas em 2023 foi menor do que em 2022.
No ano passado foram registradas 33 ocorrências, em 2022 foram 37.
Eficiência e transparência
Para a chefe do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Alessandra Wilke, unidade à qual a DRPD está vinculada, o projeto demonstra o esforço constante da PCMG em ser cada vez mais eficiente quando o assunto é localização de pessoas desaparecidas.
*Com informações de Agência Minas