O tremor de terra sentido por moradores de Poços de Caldas e cidades vizinhas, de magnitude 2.8 na escala Richter (mR), é considerado de risco baixo.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções e magnitude maior que 9 destruição total com ondulações visíveis.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) disse que o momento em que ocorreu o tremor as pessoas perceberam com mais facilidade por ter sido à noite em um horário mais calmo.
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, tremores assim podem ocorrer em qualquer parte do país e na maioria dos casos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. É pouco provável que tremores como esse possam causar um dano sério, apesar do susto e desconforto sentidos pela população.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM