Ouvir, indagar sobre o sentimento despertado, compreender e só então argumentar. Esses são os princípios da Comunicação Não-Violenta, uma prática aplicada aos diálogos que pode melhorar a convivência das pessoas, evitando embates e gerando relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
Diante da importância desse tema e da perspectiva dos bons frutos que a técnica gera, o psicólogo Dr. Cristiano Andrade, por meio da secretaria de Saúde, ofereceu uma capacitação para os servidores. O encontro aconteceu nesta terça-feira (5), durante a qualificação, os participantes foram levados a refletir sobre uma visão mais diferenciada nas tratativas de conflitos.
“Esse é o segundo encontro da nossa série que tem uma programação pré-estabelecida. A ideia inicial é trazer novidades técnicas para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento. Porém, mais do que pensar em técnicas, nós falamos de humanização e ao falar de humanização o objetivo maior é falar de nós mesmos. Uma vez que a gente se escuta, conseguimos escutar o outro. Esse é o espaço de escuta, nosso objetivo maior é escutar uns aos outros, para que a gente possa escutar melhor nossos usuários que aqui possam vir.” explicou o psicólogo Dr. Cristiano de Jesus Andrade.
A psicóloga Ana Paula, que ministrou a capacitação, afirma que a comunicação não violenta é um tema de extrema importância, pois visa aumentar a empatia e melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais. “Nós comemoramos em 2023, 20 anos da política nacional de humanização do SUS, o HumanizaSUS. E dentro da política falamos de um atendimento acolhedor com o usuário do serviço, mas também com a equipe que trabalha. Esses momentos de escuta trazem esse acolhimento de dentro para fora, para que os servidores compartilhem suas vivências e se percebam amparados entre equipe e colegas”, afirma Ana Paula.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg