Na noite da desta terça-feira (23), um caminhão carregado com mercadorias de origem irregular foi apreendido em Poços de Caldas durante uma ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Militar. A abordagem ocorreu na saída de um estabelecimento comercial que já estava sendo investigado no âmbito da Operação Atacado Central.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Segundo as autoridades, a loja permaneceu fechada durante o dia, mas, após monitoramento, foi identificada movimentação suspeita no local, que indicava a retirada de mercadorias. A partir disso, o caminhão foi interceptado, lacrado e encaminhado ao Depósito de Mercadorias Apreendidas.
O proprietário do estabelecimento terá a oportunidade de apresentar a documentação fiscal que comprove a legalidade da carga. Caso contrário, será aplicada a pena de perdimento, que consiste na perda definitiva das mercadorias em favor da União. Além disso, o responsável poderá responder criminalmente por descaminho, delito que envolve a entrada irregular de produtos no país, sem o devido pagamento de tributos.
A Operação Atacado Central tem como foco o combate à importação e comercialização de mercadorias pirateadas ou sem comprovação fiscal. Inicialmente concentrada na região metropolitana, a operação vem sendo expandida para o interior do estado com o objetivo de desarticular redes do crime organizado que atuam nesse tipo de atividade ilegal.