ONDA POÇOS

Reajustes de quase 600% no IPTU causam revolta entre moradores de São João da Boa Vista

Moradores de São João da Boa Vista fazem manifestação contra aumento do IPTU de 2022 — Foto: Vitor Diagonel/EPTV

Compartilhe nas redes sociais

Moradores de São João da Boa Vista (SP) estão revoltados com o reajuste expressivo nos valores cobrados pelo Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) referente a 2022. Em alguns casos, o aumento chegou a a quase 600% em relação ao valor cobrado em 2021.

Nesta semana, vários moradores se reuniram para protestar contra os valores cobrados, alegando que os salários não tiveram um aumento proporcional que seja capaz de quitar a dívida.

O aposentado Antônio Jeferson Gomes, que tem um terreno no bairro Jardim Mantiqueira, contou que, em 2021, pagou R$ 3.290,17 de IPTU. Neste ano, o valor saltou para R$ 22.518,95, o que representa um aumento de 584,43%.

“Na realidade, quando eu peguei o carnê, achei até que tinha diminuído um pouco o valor, em função da situação que estamos passando, de pandemia, inflação e desemprego. Mas, quando eu vi que aumentou 584%, eu te pergunto: quem teve um aumento deste no último ano? De onde eles tiraram esse valor?”, questionou.

Procurada, a administração pública informou que o reajuste do IPTU se deve à atualização da planta genérica, que estava prevista no Plano Diretor do município.

A prefeitura informou, ainda, que o reajuste expressivo foi feito em razão da defasagem dos valores, que não eram atualizados desde 1998.

“Tínhamos valores defasados há, praticamente, 24 anos. Nós tínhamos imóveis com valores declarados que eram irrisórios. Então, automaticamente, esses valores teriam de ser atualizados para acompanhar a situação econômica atual”, explicou o diretor de Gestão e Planejamento Urbano, Rodion Moreira.

A prefeitura orienta os moradores que tiverem problemas e reclamações referentes ao imposto a procurarem o setor tributário da prefeitura, localizado na Rua Antônia Junqueira, 195 – Centro. O horário de atendimento da repartição é de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 16h30.

Via: G1

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Dyitg26BqUCAITsn99O2Qc