João Luiz participante da 21ª edição do Big Brother Brasil, foi um dos assuntos mais comentados na internet nesta segunda-feira,05 e no início desta terça-feira,06, após falar sobre racismo em uma dinâmica do programa.
Na ocasião João relatou sobre um comentário feito pelo músico Rodolfo referente a peruca usada no castigo do monstro. Ao vestir a fantasia, Rodolfo disse que a peruca se parecia com o cabelo de João.
Na dinâmica desta segunda-feira, João trouxe o caso à tona e revelou como se sentiu diante do comentário. O músico, por sua vez, insistiu em reafirmar seu comentário.
O jornalismo da Onda Poços conversou com o historiador e militante do movimento negro Ricardo Senegal sobre o assunto.” O tema racismo é uma ferida aberta na sociedade brasileira e vez por outra todos nós temos que lidar com ele. Entre as várias facetas do racismo estrutural que nós vivemos no Brasil, está o racismo estético também que muitas vezes ele vem à tona dessa forma, de piadas, em formas de “brincadeiras”, que contribuem para que o racismo possa se propagar se estruturar ainda mais. Com relação ao que houve com o participante, foi exatamente isso, ele trouxe algo que já está arraigada, um conceito arraigado no brasileiro seja ele negro ou branco, eu não estou aqui nem culpabilizando a vítima no caso o negro, que muitas vezes reproduz esse racismo estético, e quando você faz uma piada sobre o cabelo ou traço estético do negro, você está contribuindo para estruturação desse racismo também”, explica.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/LTl4mNWjx6Y9byQ2jBlFYr