Poços de Caldas é destaque no ranking nacional de Competitividade dos Municípios, em que são analisados dados da gestão pública e indicadores socioeconômicos das cidades, em 12 pilares temáticos. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira,19.
No quesito Telecomunicações, Poços de Caldas ficou em primeiro lugar em todo país, com nota 74. “Poços de Caldas ocupa a primeira colocação no pilar por seu desempenho excepcional em acessos de telefonia móvel W colocação). Curiosamente. o município ocupa posição extremamente desfavorável no indicador de qualidade desses acessos de telefonia móvel (acessos de telefonia móvel via 4G) o que demonstra que a existência expressiva de celulares no município é compensada negativamente pela baixa qualidade dos acessos. Adicionalmente, o município tem bom desempenho nos indicadores de acessos de banda larga total e via fibra ótica (2l ª e 12ª colocação). mas insatisfatório para o recorte de acessos de alta velocidade (122ª colocação)”, diz o documento.
Outras cidades mineiras que também se destacaram no ranking, foram: Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Lavras e Uberaba.
Belo Horizonte foi a sexta capital mais bem colocada e líder no estado, com destaque no quesito sociedade, que leva em consideração o acesso à saúde e à educação e a qualidade delas, a segurança, o saneamento e o meio ambiente, a capital mineira obteve nota 72.
Lavras no quesito Capital Humano teve bons números em taxa bruta de matrícula no Ensino Superior, o que a colocou em terceiro lugar nacional no ranking.
Nova Lima ficou em primeiro lugar no indicador: inserção econômica. A cidade apresentou bom desempenho no crescimento de empregos formais e formalidade no mercado de trabalho.