ONDA POÇOS

Quem são os candidatos mais rejeitados e os mais desconhecidos pelos poços-caldenses

Compartilhe nas redes sociais

Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, saiu o resultado da primeira pesquisa OndaPoços/MDA Pesquisas, sobre a intenção de votos para os candidatos a prefeito de Poços de Caldas. Os números mostram uma competição apertada entre os principais candidatos nessa primeira quinzena de campanha.

Dr. Eloísio saiu na frente e está em primeiro lugar com 23,5% das intenções de voto, seguido por Ulisses Guimarães com 22,0% e em terceiro lugar ficou o candidato Paulo Ney com 16,7%. Os três primeiros candidatos ficaram empatados dentro da margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, mostrando que a disputa pela cadeira de prefeito de Poços de Caldas será acirrada.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

No quadro comparativo que mede o grau de rejeição, Dr. Eloísio foi o mais escolhido entre os eleitores com 51,2% de rejeição. Um dado preocupante para quem quer seguir na frente até o final da corrida eleitoral. Em segundo lugar está Rovílson de Lima com 46,8%, Ulisses Guimarães vem em terceiro com 36.3%. Na quarta colocação está o candidato Sílvio Véio com 31,2% de rejeição, em seguida Paulo Ney com 28,2%. Breno Brum com 25,7% e Marcelo Heitor com 24,3% são os menos rejeitados.

A divulgação do índice de rejeição de cada candidato é uma das mais polêmicas em uma pesquisa eleitoral, pelo fato de muitos não entenderem como ela é feita. O Instituto MDA Pesquisa explica que o entrevistado pode indicar um ou mais candidatos em que não votaria, por isso o índice de rejeição sempre apresentará uma soma das porcentagens maior que 100%. O eleitor fica livre para rejeitar um, dois ou todos os candidatos. Gilnei Júnior, sócio da MDA Pesquisa também lembra que, quem vota em branco ou nulo, por exemplo, certamente rejeita mais de um ou todos os candidatos, e por isso toma a decisão de anular o voto. Ele explica ainda que a pergunta de rejeição é feita a respeito de cada um dos candidatos, em ordem aleatória e não direcionada, por isso o eleitor tem tempo para avaliar e pode, em muitos casos, afirmar não votar de jeito nenhum em mais de um dos candidatos na disputa.

Em outra parte da pesquisa, os eleitores são questionados sobre se conhecem ou desconhecem cada um dos candidatos. Nessa parte a relação de porcentagem também dá mais de 100% porque como no caso da rejeição os eleitores podem desconhecer mais de um candidato ou todos. Nesse quesito, o candidato Breno Bruno é o mais desconhecido por parte do eleitorado ficando com 68,5%, em seguida vem Sílvio Véio com 63,5%. Marcelo Heitor é o terceiro candidato menos conhecido dos eleitores com 55,8%, em quarto lugar está Paulo Ney, o candidato apoiado pelo pelo atual prefeito Sérgio Azevedo, com 44,7%. Em quinto Rovilson de Lima tem 42,8%, Ulisses Guimarães e Dr. Eloísio são os menos desconhecidos pelo eleitorado, com  25,7% e 11,5% respectivamente.