Durante o primeiro semestre de 2022, a secretaria de Saúde, por meio das unidades de Estratégia de Saúde da Família e do setor de Central de Marcação, realizou o total de 87.264 agendamentos de consultas de especialidades e exames.
Foram agendados, 38.631 exames de diversas especialidades. Sendo 18.717 no primeiro trimestre e 19.914 no segundo trimestre. Deste total, 9.107 exames foram agendados e os pacientes não compareceram.
Já as consultas de especialidades como ortopedia, neurologista, dermatologista, gastroenterologista , proctologista, por exemplo, foram marcadas o total de 48.633 pacientes, sendo 24.508 no primeiro trimestre e 24.125 agendamentos no segundo trimestre. Do total, 13.804 pessoas não compareceram às consultas agendadas.
A diretora do setor de Controle e Avaliação, Elisandra Souza Pizzol alerta sobre o absenteísmo dos agendamentos. “Quando o paciente não comparece a uma consulta ou exame agendado, ele impede que outra pessoa possa ser atendida, impactando negativamente no andamento da fila da secretaria de Saúde. Por isso, solicitamos que quando o usuário não puder comparecer ao agendamento, que procure a unidade de saúde com antecedência para desmarcar, para que possa passar a vaga a outro paciente. Assim, mais pacientes poderão ser atendidos.”
Durante este ano, a demanda reprimida de exames de ecocardiograma também foi zerada, foram 1.249 exames agendados.
A secretaria ressalta que os dados do cartão do SUS devem ser atualizados regularmente, para facilitar o acesso da população, a todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como consultas, exames, remédios, internações hospitalares, entre outros. Para atualização, é necessário RG, CPF e comprovante de residência atualizado.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FVCm1orrRtrK4A2WuVeYf6