ONDA POÇOS

Quadrilha de roubo de veículos liderada por menores é desarticulada em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada em Trânsito e Acidentes de Veículos de Poços de Caldas, deflagrou no dia 10 de abril uma operação integrada com a Polícia Militar, que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e dois mandados de internação de adolescentes. Os jovens apreendidos são suspeitos de envolvimento em diversos atos infracionais análogos ao crime de roubo majorado, com foco em veículos automotores.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Os casos começaram a chamar a atenção das autoridades a partir de dezembro de 2024, quando foi registrada uma alta nos roubos de carros na cidade. As investigações foram iniciadas individualmente após cada ocorrência, até que os investigadores perceberam um padrão nos crimes. Com o avanço das diligências, foi identificada uma quadrilha, composta majoritariamente por adolescentes, que estaria por trás dos roubos. Os crimes eram praticados com uso de armas de fogo e sob grave ameaça às vítimas.

Entre os atos infracionais apurados, está o roubo de um Jeep Renegade, ocorrido no estacionamento da universidade PUC, em Poços de Caldas, no dia 18 de fevereiro de 2025. O veículo foi subtraído com violência, e a participação dos dois adolescentes agora apreendidos foi confirmada pela polícia.

Somente nos primeiros meses de 2025, mais de dez roubos à mão armada de veículos foram registrados na cidade. Um dos adolescentes detidos é apontado como responsável pela maioria das ações criminosas investigadas até o momento. Após manifestação do Ministério Público, a Justiça da Infância e Juventude decretou a internação dos adolescentes, que foram encaminhados ao Centro Socioeducativo de Araxá.

A Polícia Civil acredita que, com a apreensão desses indivíduos, os índices de roubo de veículos na cidade tendem a diminuir de forma significativa. As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros membros da quadrilha, incluindo adultos penalmente imputáveis e possíveis novos adolescentes envolvidos.