A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, recebeu 215 tablets da PUC Minas. Os equipamentos serão ferramentas de implementação nas atividades dos agentes comunitários de saúde e seu uso é indicado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS, que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade.
O tablet terá um aplicativo específico para o cadastramento no sistema de informação da Atenção Básica, chamado e-SUS, no qual todos os indicadores de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde, que o município cumpra, estarão disponíveis para atualizações e repasse direto, agilizando todo o processo. Além do número de cadastros, os relatórios disponíveis no site do MS mostram também a melhoria da qualidade e quantidade de informação por cadastros, o que, consequentemente, melhorará a qualidade do trabalho dos agentes comunitários. O valor do investimento da Universidade na compra dos tablets, capas e película ficou em cerca de R$ 210 mil.
De acordo com a coordenadora da atenção básica do município, Camila Ferreira Bacelar Donato, a forma de financiamento para a atenção básica sofreu alteração e os tablets, que vão ser usados a partir de outubro, serão essenciais no processo. “Atualmente, com as mudanças, o número de pessoas cadastradas é que gerará recursos para as ações da Estratégia de Saúde da Família. Então, quanto mais facilidade para que todas as famílias do território sejam cadastradas e acompanhadas, menor o risco de que o município sofra redução no recurso repassado pela instância federal”, destaca Camila.