A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, recebeu 215 tablets da PUC Minas. Os equipamentos serão ferramentas de implementação nas atividades dos agentes comunitários de saúde e seu uso é indicado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS, que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade.
O tablet terá um aplicativo específico para o cadastramento no sistema de informação da Atenção Básica, chamado e-SUS, no qual todos os indicadores de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde, que o município cumpra, estarão disponíveis para atualizações e repasse direto, agilizando todo o processo. Além do número de cadastros, os relatórios disponíveis no site do MS mostram também a melhoria da qualidade e quantidade de informação por cadastros, o que, consequentemente, melhorará a qualidade do trabalho dos agentes comunitários. O valor do investimento da Universidade na compra dos tablets, capas e película ficou em cerca de R$ 210 mil.
De acordo com a coordenadora da atenção básica do município, Camila Ferreira Bacelar Donato, a forma de financiamento para a atenção básica sofreu alteração e os tablets, que vão ser usados a partir de outubro, serão essenciais no processo. “Atualmente, com as mudanças, o número de pessoas cadastradas é que gerará recursos para as ações da Estratégia de Saúde da Família. Então, quanto mais facilidade para que todas as famílias do território sejam cadastradas e acompanhadas, menor o risco de que o município sofra redução no recurso repassado pela instância federal”, destaca Camila.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: