ONDA POÇOS

Psicopedagoga comenta sobre a infância em dias atuais

Compartilhe nas redes sociais

Nesta quarta-feira,24, foi comemorado o Dia da Infância, momento em que muitas pessoas relembraram as brincadeiras nos tempos de criança. Quem se lembra de perder a hora nas tardes jogando bete/taco, pique-bandeira, amarelinha? Bons tempos, mas e atualmente? Como as crianças vivem a infância? Será que no futuro elas terão boas lembranças desse período doce e inocente da vida? O jornalismo da Onda Poços bateu um papo com a psicopedagoga Juliana de Oliveira Moura sobre este assunto.

“A infância é uma fase encantadora da vida , porém vem sofrendo transformações devido as as demandas da sociedade. As crianças estão mais informatizadas , cheias de atividades extra curriculares e cada dia mais sem tempo para brincar. E os pais ,mais atarefados e com a rotina tomada por trabalho”, explica.

Com a rotina puxada e em meio a uma pandemia, de que maneira os responsáveis podem contribuir para que essa criança tenha uma infância saudável?

Juliana orienta que pesquisas por brinquedos e brincadeiras podem ser realizadas junto a criança. “A partir da pesquisa a criança se torna parte do processo deixando o assunto mais instigante e interessante. Lembrando que não importa quanto tempo você tem com sua criança, o importante é que este tempo seja de qualidade”, relata.

Ainda segundo a psicopedagoga a brincadeira precisa estar presente na vida da criança para que ela se torne um adulto saudável emocionante. Faz de conta, brincadeiras dirigidas, brincadeiras com o corpo, oficinas de culinária e muitas outras podem ser e devem ser exploradas.

Voltamos para as brincadeiras do passado, será que elas podem ser consideradas educativas e saudáveis de alguma forma?

Juliana conta que todas as brincadeiras podem ser educativas e saudáveis. Segundo a psicopedagoga as brincadeiras antigas são mais divertidas e proporcionam maior socialização e movimento.” O que de certa forma faz com que a criança entre em um mundo onde o tempo se torna pequeno. Você já viu uma criança dos dias atuais jogando bete? É encantador”, comenta.

A recomendação da Juliana para que infância atual seja lembrada com carinho pelos futuros adultos é de que, os responsáveis proporcionem as crianças o máximo de informações sobre brincadeiras, que realizam pesquisas juntos, construam brinquedos, ouçam histórias dos mais velhos, e principalmente, que contem para a sua criança, como foi a sua infância.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/JdpOU2493Ux6qhKVsIqw9N