As provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Para ajudar os candidatos que se inscreveram para esta edição o jornalismo da Onda Poços conversou com a psicóloga Ingrid Cipriano que abordou pontos importantes, como o que pode ajudar e o que pode atrapalhar, além do que a prova representa para muitos.
“O Enem é uma prova que tem um “peso” para os adolescentes, muitas vezes essa projeção de entrar na faculdade vem da família, da escola, dos amigos e do próprio estudante, causando ansiedade. Nesse contexto, falo de ansiedade como um estado emocional voltado para o futuro, não estou falando sobre o transtorno de ansiedade, esse tema fica para outro momento. Realizar a prova causa tensão, ainda mais em um ano conturbado como 2020 em que o modo de ensinar e aprender foi modificado, passamos das interações presencias para a modalidade online. Essa mudança é muito recente e tudo que é novo causa tensão”, explica.
A psicóloga trouxe dicas para os candidatos manterem a calma que são:
- Quando se sentir nervoso e ansioso, inspire profundamente e expire vagarosamente.
- Mude seu pensamento, seja otimista.
- Exemplo: Ao invés de achar que a prova está difícil, lembre-se que você se preparou para esse momento.
- Não compare seu tempo com o tempo dos outros alunos.
Já o medo de errar, nervosismo, ansiedade, cansaço e preocupação excessiva, são grandes inimigos e podem atrapalhar o candidato. Ainda de acordo com Ingrid o que pode ajudar o candidato a ir bem na prova é manter o foco e organizar os pensamentos. Ler com calma e mais de uma vez as alternativas, além de estar descansado.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: