A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está marcada para o domingo,21. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.109.762 candidatos se inscreveram para o Enem 2021, destes, 3.040.871 farão a prova impressa e 68.891 optaram pela versão digital. As duas versões serão nas mesmas datas e os itens das provas e o tem a da redação são iguais.
Há quem lide muito bem quando o assunto é prova, é oportunidade de ingressar em uma faculdade por meio da nota do Enem, e consiga se tranquilizar antes, durante e depois da prova, mas há também quem sofre aquele nervosismo antes, durante e depois do questionário. O jornalismo da Onda Poços conversou com a psicóloga Josiele de Cássia Pereira que dá algumas dicas para os candidatos.
“A ansiedade é uma sensação de preocupação, medo e desconforto, diante de algo novo. É comum durante uma prova extensa como o Enem que isso ocorra, mas o que não se deve permitir é que ela tome conta desse momento e interfira no seu rendimento. Manter seus objetivos e concentrar- se nos seus avanços e se orgulhar do caminho que foi trilhado até o momento, pode contribuir para um bom rendimento”, explica.
Cada participante tem seu método para estudar, um exercício que pode ajudá-lo a ficar mais tranquilo segundo a psicóloga, é se concentrar nos dias que antecedem a prova. Período em que é importante reduzir as horas de estudos para evitar o cansaço e o excesso. “ Focar na revisão, para perceber seus pontos fortes; observar os empenhos e conquistas, para aumentar a autoconfiança; dedicar-se a atividades físicas; se possível, busque alguém de confiança, para dividir seus medos, insegurança, dúvidas e expectativas. No dia que antecede a prova, é recomendado uma boa alimentação, dormir 8 horas, praticar atividades que proporcionem relaxamento e evitar o mau uso das redes sociais”, orienta.
Ainda segundo Josiele, nos primeiros cinco minutos de prova, o participante precisa tentar respirar com calma e se concentrar nas instruções. Na sequência, realizar as atividades que tenha mais facilidades, deixando as questões mais difíceis para o final. “Dessa forma alguns participantes evitam quadros ansiosos diante da insegurança e conseguem realizar o restante da prova com mais tranquilidade”, explica.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: