Marcelle Justo
Jornalista e sommelière | Especialista em vinhos
@marcellejusto
Frescor, pouco teor alcoólico e baixas calorias. A tendência dos vinhos para a temporada do Verão 2024 já está nas taças!
Pelo menos é isso que fica claro ao degustar boa parte das novidades na ProWine São Paulo, evento para a geração de negócios e desenvolvimento da indústria de vinhos. Realizado no Expo Center Norte, a feira reuniu, entre terça (3/10) e quinta-feira (5/10), mais de 900 expositores entre produtores e importadores da bebida e recebeu cerca de12 mil visitantes.
O Grupo Víssimo (Grand Cru e Evino), trouxe entre as novidades da carteira, a linha de espumantes Mumm, que se encaixa no trio “fresco, pouco alcoólico e calórico”. Uma das garrafas segue ainda outra tendência da estação: o dulçor do Moscatel propicia a criação de drinques, com frutas e gelo.
Na chilena Concha y Toro, uma nova linha de brancos e rosés promete menos de 59 calorias por taça.
A vinícola brasileira Sacramento também focou na refrescância e apresentou um blend de moscatéis originários das regiões das Serras Gaúcha e Catarinense. Com muita cremosidade, o rótulo reafirma a qualidade dos espumantes nacionais. A vinícola apresentou também um pétillant naturel (pet-nat) de Chenin Blanc, o ‘Dolce far Niente’, com perlage fino e consistente.
A VEZ DOS TINTOS
Mesmo com o crescimento do consumo dos vinhos brancos e rosados, os tintos ainda seguem na preferência dos brasileiros.
A Product Audit, maior empresa de consultoria de números do mercado do vinho na América Latina, a pedido do Grupo Baco Multimídia, levantou dados que mostram que no primeiro semestre de 2023 a importação de vinhos ficou em 59% de tintos, 24% de brancos e 16% de rosados.
CACHOS INTEIROS
Entre os lançamentos dos tintos, a vinícola Campestre apresenta garrafas do Roots, que remete às raízes da família que vinifica em Campos de Cima e na Serra Gaúcha (RS). De vinificação integral, os cachos são levadas à fermentação inteiros e permanecem em barricas de carvalho por cerca de 12 a 14 dias, o que permite um contato íntimo com a casca. Durante esse período, é utilizado um método delicado para movimentá-las e extrair aromas e boa expressão de taninos.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q