ONDA POÇOS

Protesto: Motoristas anunciam desligamento de aplicativos nacionais em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Motoristas de aplicativo de Poços de Caldas vão se desligar de aplicativos nacionais. Os motoristas alegam que aplicativos como o 99 Táxi e Uber tem tarifas altas, descontos que segundo eles, são abusivos, além de falta de suporte.

Os motoristas de aplicativos de Poços se reuniram no último dia 5 de novembro no ginásio Ronaldão, na zona oeste da cidade. No encontro eles decidiram fazer um protesto contra esses aplicativos nacionais e trocá-los pelos aplicativos locais. No mesmo dia, haverá também uma manifestação em vários estados contra o que os motoristas consideram; taxas abusivas, baixo retorno, falta de segurança e suporte.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Itamar Bezerra, CEO do app 20Buscar de Poços de Caldas, disse que o objetivo é dar melhores condições de trabalho para os motoristas, oferecendo uma tarifa menor e consequentemente um valor mais baixo para o usuário. Itamar também ressaltou que os App´s nacionais não pagam imposto no município e que o dinheiro arrecadado com o trabalho dos motoristas vai, em sua maiorira, para os países de origem desses aplicativos. “O retorno é muito pequeno para os motoristas e para a própria cidade onde eles atuam através dos motoristas cadastrados”, ressaltou.

O desligamento dos App’s nacionais começa na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro. O grupo de motoristas de Poços, cooperados ou não, está sendo apoiado por 4 aplicativos locais. De acordo com um dos motoristas de aplicativos que não quiz se identificar, cerca de 80% de seus colegas vão aderir ao protesto e mudar de aplicativo.

Clécio Ribeiro Soares da Silva, presidente da Cooperativa de motoristas de aplicativo de Poços de Caldas (Cmap), disse que os motoristas estão tendo dificuldades por causa das altas taxas cobradas e que o retorno é pequeno. “Muitas vezes esses motoristas utilizam o carro familiar para trabalhar e a manuteção dos veículos está ficando defasada, porque sobra pouco dinheiro, o que prejudica os motoristas e o conforto do usuário. Como sobra pouco, o motorista acaba priorizando o uso do dinheiro para a família”, completou.

A Cmap que hoje tem 90 cooperados tem seu próprio aplicativo, o LigaCop. Segundo Clécio, o objetivo da troca de aplicativos é o de valorizar o trabalho dos motoristas, dando um maior retorno para eles.

Em nota a 99 Táxi disse que é a única empresa em seu segmento a garantir uma taxa semanal que entrega previsibilidade para os motoristas parceiros. A empresa segue uma estratégia personalizada para cada cidade, com variação entre 14,99% e 24,99%. A 99 ressalta que o cálculo continua sendo semanal e a realização de reembolsos para motoristas acontece sempre às segundas-feiras. Caso a taxa aplicada seja ultrapassada, os condutores podem conferir dentro do app, o valor para a semana vigente.

O jornalismo da Rádio Onda também conseguiu obter uma resposta da Uber. Em nota a empresa lembrou que os ganhos na plataforma são bem particulares para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar o aplicativo com autonomia e flexibilidade. O valor de uma viagem é calculado segundo uma série de fatores e sempre é exibido no celular do motorista parceiro para que possa decidir se vai aceitar ou recusar a solicitação.

A Uber ressaltou também que o cálculo de ganhos não tem valores fixos por km e leva em consideração itens como a estimativa de tempo e de distância da viagem, tempo e distância do percurso até o usuário, condições de trânsito, existência de ganho adicional por aumento da demanda (preço dinâmico), modalidade (UberX, Comfort etc.), entre outros. A empresa lembra que, como os parceiros têm liberdade para decidir em quais dias e horários preferem dirigir, quem concentra a atividade no app em dias e horários de maior movimento tem maior probabilidade de realizar mais viagens e, consequentemente, ter mais ganhos.