ONDA POÇOS

PROSA PRETA| Live aborda sobre Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela

Compartilhe nas redes sociais

O Centro Cultural Afro-Brasileiro- Poços de Caldas, o Chico Rei realiza neste sábado,25, às 16h, a 2ª Prosa Preta, uma live sobre a vivência da mulher negra. O tema abordado é “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela”. Para falar sobre o assunto, foram convidadas a educadora física e contramestre de capoeira Maria Matos e Teice Freitas que é licenciada em história e angoleira. O evento será mediado pela psicóloga Stefany Mathias.

A ideia principal da conversa é aproximar a pauta sobre o tema para a realidade local e promover a conscientização sobre a importância deste debate, e superar os desafios relacionados à gênero e raça.

De acordo com a diretora do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, Thais Costa o evento é uma oportunidade de dialogar sobre como ser mulher negra, principalmente no Brasil, é um grande desafio. “Entender como uma sociedade racista e machista faz com que a mulher seja o grande foco das desigualdades, tanto sociais como econômicas”.

Thais reforça a importância de pautar constantemente figuras históricas como Tereza de Benguela, para que a luta seja reverenciada e não inviabilizada.

Dia internacional da Mulher Negra, Latino- Americana e Caribenha

O dia 25 de julho foi reconhecido como Dia Internacional da Mulher Negra,Latino-Americana e Caribenha, por ocasião do 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992. No Brasil, em 2014, a data também foi estabelecida pela Lei nº 12.987/2014 como Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de resistência e representatividade da mulher negra e indígena no país, reforçando a importância em celebrar as conquistas e denunciar as violências.

A transmissão será feita pelas redes sociais do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/JIaubr5NwdsEo11O8piLcU