Proprietários de bares e restaurantes estão reclamando da grande quantidade de pedintes nas ruas de Poços de Caldas, algo que tem refletido em seus estabelecimentos.
De acordo com informações do presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares (ABRE), Lucas Oliveira o número de pedintes aumentou consideravelmente e muitas vezes, eles invadem os estabelecimentos e ficam pedindo esmolas para os clientes. Algo que tem afastado turistas e até mesmo moradores do comércio local.
Ainda segundo o presidente, a situação está virando um caos. Relatos de associados apontam que a cada 10 minutos aproximadamente, pedintes entram nos estabelecimentos. Na maior parte das vezes os funcionários tentam contornar a situação, mas isso gera um desconforto. Segundo ele, em vários casos recentes, o cliente foi embora ao passar pela situação.
O presidente ressalta que a ABRE tem discutido esse assunto há vários anos com o poder público, mas eles ainda não conseguiram solucionar o problema. Outra situação que tem incomodado moradores e turistas em Poços, são os pedintes nos semáforos.
De acordo com a secretária de Promoção Social, Marcela de Brito Carvalho Messias, a situação é um problema nacional e em Poços há um trabalho de busca ativa para oferecer atendimentos à essas pessoas. Ainda segundo ela, dados da secretaria, que são usados para controle interno, não identificaram um aumento no número de pedintes na cidade.
Ela explica ainda que Poços tem três casas de passagens e dois abrigos que juntos oferecem mais de 190 vagas para moradores em situação de rua, além do Centro Pop, que oferece refeições e roupas para esses moradores.
Para finalizar, ela recomenda que quando houver uma situação de incômodo gerada por pedintes, as pessoas façam a denúncia através do telefone 156. Além disso, a população pode colaborar não dando esmolas e sim oferecendo atendimento.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM