Além da emergência em saúde, a pandemia do novo coronavírus trouxe reflexos significativos na economia, com a ampliação do desemprego e a inserção de pessoas no grupo de risco e vulnerabilidade social. A geração de empregos foi a segunda área mais afetada pela pandemia em âmbito municipal, de acordo com dados da Pesquisa “Impactos da Covid-19 nos Municípios”, divulgada pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Ibope Inteligência, em outubro do ano passado.
Pensando nisso, a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Promoção Social esteve, na última semana, em reunião com a diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Poços. No encontro, também foram apresentados o plano de trabalho e as metas da assistência social no município para os próximos quatro anos.
“Entendendo esse momento de pandemia, quando muitas pessoas perderam o emprego e ingressaram no grupo de risco e vulnerabilidade social, levamos nossos desejos de parceria com o Senac e o Sistema S e pudemos conhecer as linhas de trabalho, entre elas os programas de gratuidade para pessoas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, além de outras capacitações a baixo custo, que poderão ser viabilizadas em parceria com o município, tendo sempre em vista a capacitação e a reinserção no mercado de trabalho”, explicou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.
Outra frente de atuação debatida durante a reunião é a oferta de cursos voltados para o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, a partir da nova realidade trazida pela pandemia. Como fruto do primeiro encontro, já está agendada uma nova reunião, no início do próximo mês, com representantes de todo o Sistema S, incluindo Senac, Senai, Sest/Senat e Senar, quando serão apresentados os cursos, programas e ações.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também será incluída no planejamento das parcerias. “Buscamos espaços para capacitação, geração de trabalho e renda e reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho, com vistas à ressignificação das trajetórias de vida e o fortalecimento de vínculos das famílias”, complementou o secretário de Promoção Social, Carlos Almeida.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: