A criação de um Hospital Veterinário Público em Poços de Caldas, uma das promessas do prefeito Paulo Ney (PSDB) quando ainda era candidato, não sairá do papel. Isto é o que informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em resposta a um requerimento do vereador Tiago Mafra (PT), questionando o assunto.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Segundo a resposta oficial, assinada pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zincone, e enviada pela secretaria, a implantação do Hospital Veterinário foi reavaliada por diversos fatores que comprometem a viabilidade técnica, financeira e institucional. Entre os fatores elencados pela secretaria estão:
- Custos elevados tanto na fase inicial quanto na manutenção do serviço (infraestrutura, equipamentos e mão de obra qualificada);
- Contratação de profissionais especializados que precisaria ser feita por concurso público;
- Resistência por parte de clínicas veterinárias privadas da cidade que alegam concorrência desleal;
- Falta de previsão orçamentária para a implementação do serviço.
Além disso, a Secretaria informou que não foram identificadas experiências exitosas em outros municípios brasileiros na implantação e manutenção de hospitais veterinários públicos.
Diante desse conjunto de fatores, a administração optou por priorizar o estudo de viabilidade de uma UPA
Veterinária voltada exclusivamente ao atendimento de primeiros socorros, buscando equilibrar a proteção
animal com a capacidade administrativa e financeira do município. Até o momento não há novidades com relação ao assunto.
Ainda na resposta oficial, a secretaria informou que apesar da desistência na criação de um Hospital Veterinário, a administração segue atenta às demandas da população e à importância da causa animal, buscando alternativas viáveis para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem estar e à saúde dos animais.