Projeto “O Passo do Gato (Le Pas de Chat)” pretende ampliar saberes, horizontes e repertórios ligados à Arte da Dança, oferendo curso gratuito de capacitação e formação para novos instrutores, ministrando aulas práticas das técnicas de base do balé clássico aliadas ao lúdico, bem como ateliês de expressão corporal estimulando a criatividade e trabalhando com a poética e o sensível. As aulas serão ministradas por Márcia Viana e Raquel Franco, profissionais com longa trajetória na área do ensino da dança em Poços de Caldas.
O curso tem duração de 4 meses, com aulas semanais, às sextas-feiras, para jovens a partir dos 17 anos e adultos (sem distinção de gênero). Os interessados são consultados sobre o melhor horário para participação no curso no momento da inscrição. As aulas serão realizadas no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, a partir do dia 13 de maio.
Com vagas limitadas, os interessados em participar do curso podem se inscrever através do link: https://abre.ai/inscricoespassodogato.
Os alunos participarão de oficinas de figurino e construção de material acessível que irão auxiliá-los em suas práticas e enriquecê-las. Os estudos sobre a anatomia ligada ao balé e sobre o desenvolvimento motor infantil serão ministrados com o intuito de instrumentalizá-los e conscientizá-los sobre os cuidados com o corpo com o qual trabalhamos. A História da Dança percorrerá com os alunos uma linha do tempo, contextualizando Dança e época.
O projeto oferecerá aos participantes ideias sobre roteiros de espetáculos e repertório musical, ampliando e relacionando experiências e realidades. Os integrantes do projeto contarão com um minicurso de francês (Dicionário Francês do Ballet – compreensão dos termos), pois o ballet vem da escola francesa.
Em todos os encontros haverá práticas e também momentos de reflexões, anotações e trocas, desmistificando ideias pré-concebidas sobre a dança – o ballet – e sobre o corpo que dança.
O instrutor ou instrutora a ser capacitado vivenciará tudo aquilo que ele irá ensinar, propor e fomentar sobre o ballet e a Dança junto às crianças e jovens, nos espaços que trabalhará ou que já trabalha, ampliando e desenvolvendo a consciência corporal dos/das participantes.
“Acreditamos, pela nossa experiência e vivências, na importância da Dança e nas transformações que ela pode promover. Entendemos que, por meio do ballet clássico, além do seu valor como modalidade da Dança, outras portas podem ser abertas e novos caminhos podem ser trilhados”, destaca Márcia Viana.
“Nosso desejo é promover a Arte da Dança, é tirar o ballet do rótulo que o colocaram, é reaproximar jovens, adultos e crianças desse universo que pode ser lúdico, que nos fala do sensível e que mora em todos nós. Vemos a Dança como uma área de conhecimento que sensibiliza e estimula a inteligência criativa. Ela forma pessoas. Ela é para a vida. Ela é vida”, complementa Raquel Franco.
O projeto “O Passo do Gato” tem patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com produção executiva de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural) e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link – https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57