O artista poços-caldense Guilherme Teixeira, autor de dois livros infantis teve a ideia de realizar o Projeto Mini Biblioteca Móvel em Poços de Caldas. Uma forma encontrada pelo também escritor, de aproximar crianças de livros. ” Percorrendo nos bairros e escolas, percebi que as crianças não gostam de livros e que talvez não gostem pela pressão que recebem na escola por aquela pressão de reprova de medo, de não conseguir ler um livro, de não entender. E muita gente acaba vendo o livro como uma coisa muito difícil mesmo”, conta.
Guilherme conseguiu muitos livros doados e deu vida à Mini Biblioteca. ” Eu quis fazer esse carrinho, uma coisa mais colorida, mais descontraída com uma abordagem diferente para poder alcançar estas crianças e levar um pouco da literatura, falar um pouco da importância dela e apresentar livros atuais, antigos, contar histórias de livros inclusive a minha. A minha ideia foi essa, de poder aproximar o público do livro”, explica. Atualmente, a Biblioteca Móvel tem uma média de 100 livros, infantis e infanto-juvenil.
Guilherme explica que a criança escolhe um livro e a história é contada por ele, ao fim, ele escolhe um livro para a criança levar para casa, totalmente gratuito. “Cada mês, cada semana, eu vou divulgando a programação na minha rede social, mas são sempre nas praças, Praça Pedro Sanches, Parque Ecológico da Zona Sul, Parque Municipal Antônio Molinari, Parquinhos dos bairros. O objetivo não é formar público, vou em lugares com poucas pessoas justamente para eu ter um contato mais próximo, mais demorado, assim consigo dar mais atenção para aquela criança do que para muitas”, relata.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: