ONDA POÇOS

PROJETO MÃOS UNIDAS: Poços institui Lei de apoio a gestantes

Compartilhe nas redes sociais

A partir deste mês, as gestantes e mães de crianças de até 2 anos de Poços de Caldas serão assistidas pelo Projeto Mãos Unidas, descrito na Lei Nº 9.884, aprovado pela Câmara de Vereadores e promulgado pela Prefeitura Municipal.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A iniciativa foi proposta pela Vereadora Regina Cioffi e tem como finalidade dar suporte às mães desde a gestação ao início da infância das crianças, período crucial, especialmente para as mães de primeira viagem.

Com o projeto, esse público receberá informações sobre gravidez, parto, cuidados com o bebê e desenvolvimento infantil, além de ser incentivado ao nascimento e crescimento seguro e saudável de seus filhos. O texto promove o exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel da família no cuidado e proteção da criança.

O Projeto Mãos Unidas deve estimular o aleitamento materno até os 2 anos de idade e o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, reforçar a importância dos primeiros 1000 dias de vida do bebê e os impactos deles na qualidade de vida até a fase adulta e criar uma rede de apoio solidária entre as mães. Essa rede de apoio se dará por meio de reuniões regulares e sessões de grupo, onde elas se sintam seguras e confortáveis para discutir os tópicos e compartilhar experiências, especialmente entre as mães adolescentes e mais jovens.

Além disso, o Projeto promoverá palestras, materiais informativos e até mesmo auxílio prático na compra de fraldas, roupas, alimentação adequada para as gestantes, puérperas e bebês.

O cronograma de reuniões e os materiais serão divulgados e distribuídos nas unidades do Programa Saúde da Família, PSF, nas comunidades do município e nas redes sociais.