Com o objetivo de proporcionar e ampliar o conhecimento em relação à Música Popular Brasileira e à cultura popular e folclórica, o projeto Música e Arte para Todos levou aulas gratuitas de violão a dezenas de crianças atendidas pela Casa do Caminho, de Poços de Caldas-MG. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Promoção Social e conta com aulas do professor Luciano Salles.
De acordo com ele, a iniciativa trabalhou o despertar nas crianças e adolescentes do entendimento da música como meio de inclusão, pensando também em seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico.
“Para mim, o projeto trouxe uma sensação de realização muito grande, ao entender que posso estar contribuindo para a formação de crianças e adolescentes. A forma com que eles reagiram às músicas e ao instrumento só fortalece em mim o propósito da minha vida, que é conectá-los a esse universo maravilhoso que é a música”, informou o músico, que evidencia também os benefícios musicais para o desenvolvimento cognitivo dos jovens e, em especial, das crianças.
“A música tem o poder de desenvolver a atenção, a concentração, o estímulo da memória e do raciocínio lógico e abstrato, sendo o instrumento musical um dos poucos recursos a trabalhar instantaneamente os dois lados do cérebro, além de promover o desenvolvimento da sensibilidade. Assim, a música pode contribuir para que cada criança se torne um grande ser humano, capaz de entender o mundo e fazer dele um lugar melhor”, acredita.
O projeto Música e Arte para Todos beneficiou cerca de 30 crianças e, segundo Salles, a intenção é que ele continue a ocorrer, sendo essa também uma expectativa da instituição atendida.
“Esse não é um desejo somente meu, mas da diretora da Casa do Caminho, que tem acompanhado o resultado do projeto na vida das crianças e, principalmente, é um desejo das próprias crianças que, em sua maioria, adoram as aulas e querem muito que o projeto tenha continuidade. Com isso, nossa expectativa é que o projeto continue e que possamos acompanhar um desenvolvimento ainda maior dos alunos através da arte”, disse.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb