Após a realização das oficinas gratuitas de fotografia e escrita criativa, o projeto Imagem e Palavra promove uma exposição virtual com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Caldas, São Thomé das Letras e Poços de Caldas. Ministradas pelo fotojornalista Juliano Borges e pelo jornalista e dramaturgo João Araújo, as oficinas ocorreram ao longo do mês de março.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Os participantes registraram espaços públicos dos três municípios, como a praça e as ruas centrais de São Thomé das Letras, a Igreja de Caldas e o CEU das Artes em Poços de Caldas.
Na oficina de fotografia, os presentes aprenderam conceitos técnicos e tiveram a oportunidade de aplicá-los na prática.
“Foi gratificante ver a evolução dos participantes e contribuir com eles na criação de repertório fotográfico e visual, bem como ajudá-los a treinar o olhar para capturar boas imagens. Percebi que muitos estavam buscando há tempos uma oportunidade como essa, o que reforça a importância da democratização do ensino da fotografia. Poder levar esse conhecimento a diferentes cidades e compartilhar a paixão pela imagem foi algo incrível”, comenta Borges.
Já na oficina de escrita criativa, os participantes escreveram textos inspirados nas imagens produzidas. “Todas as turmas são surpreendentes. Os participantes chegam dispostos a criar e isso é fundamental para a escrita. A partir de um mesmo estímulo, surgem trabalhos únicos, com as marcas de cada um. Além disso, levar a oficina para diferentes cidades do Sul de Minas foi uma grande oportunidade para expandir as fronteiras deste projeto”, destaca Araújo.
A exposição pode ser conferida no Instagram: @imagemepalavra_oficinas.
O Projeto Imagem e Palavra aconteceu por meio do Edital FEC 09/2024 Circula Minas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Equipe
Juliano Borges – fotojornalista com vasta experiência em coberturas especiais, incluindo as tragédias de Mariana e Brumadinho. Premiado duas vezes no Concurso Nacional de Artes Plásticas e Fotografia, realizou diversas exposições fotográficas.
João Araújo – dramaturgo, jornalista, roteirista, ator, palhaço e produtor cultural. Autor de peças como Quem São Eles? e Lama – O Grande Cemitério, para o grupo NucleArte. Também atua como roteirista em documentários.
O projeto conta ainda com assessoria de imprensa de Aline Rodrigues, produção executiva de Aria Nery e cobertura fotográfica de Rossmaly Borges.