ONDA POÇOS

Projeto de Lei em Poços sugere exame oftalmológico preventivo em crianças

Compartilhe nas redes sociais

Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Poços de Caldas, está sugerindo a realização de exame oftalmológico preventivo em crianças de quatro e 15 meses de vida, visando ao diagnóstico precoce de diversas doenças, entre elas o retinoblastoma. O PL 07/2022, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), prevê, também, a realização de exame de fundo de olho nas crianças menores de três anos, matriculadas nos Centros de Educação Infantil de Poços.

De acordo com a proposta, torna-se obrigatória a realização do exame oftalmológico na idade mencionada por ocasião das vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Imunização. Aos quatro meses ocorre a vacinação da Poliomielite e Pentavalente e aos 15 meses de idade o reforço da DTP e Poliomielite. No ato da vacinação, os servidores das Unidades Básicas de Saúde e das Salas de Vacina orientarão os pais a levarem os filhos nos locais designados pela Secretaria de Saúde para o exame, que será certificado com anotação na carteirinha do paciente.

A Prefeitura, para execução da referida norma, fica autorizada a firmar parcerias com clínicas, hospitais oftalmológicos e demais entidades especializadas. O Projeto de Lei prevê, também, a necessidade de divulgação pelo Executivo dos locais conveniados e de fiscalização no que diz respeito à realização do exame.

A proposta do vereador Flavinho está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições. Após análise e emissão de parecer pelas Comissões, ela vai a Plenário para votação.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah