ONDA POÇOS

Projeto de atendimento psicológico ao homem para prevenção de violência doméstica é aprovado pelo Senado

Compartilhe nas redes sociais

Foi aprovado nesta terça-feira,15, no Senado, o projeto de lei que incentiva ações de atendimento ao homem para prevenir casos de violência contra a mulher. O projeto consiste em dar assistência de maneira que possa evitar possíveis episódios de violência doméstica.

 

O texto ainda prevê serviço telefônico gratuito e rede de atenção psicossocial à saúde mental do homem. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

 

Ainda conforme o texto, o objetivo do projeto é combater a cultura machista, na qual os gêneros são hierarquizados, com a mulher sendo submissa ao companheiro, e oferecer apoio emocional ao homem, para ajudá-lo a rejeitar comportamentos que reforcem tal atitude.

 

“Muitos homens convivem com as pressões antagônicas do machismo arraigado, legado pela nossa cultura patriarcal, e do respeito aos direitos fundamentais das mulheres, que não são sua propriedade e não se sujeitam à sua tutela, como bem estabelecido na doutrina dos direitos humanos e da democracia”, afirmou a relatora do projeto, Leila Barros (Cidadania-DF).

 

Segundo o projeto, caberá ao Sistema Único de Saúde (SUS) manter programas ou ações de atenção à saúde mental do homem voltados para a prevenção da violência contra a mulher.

 

O SUS poderá firmar parcerias com órgãos da administração pública, organizações sem fins lucrativos e com serviços privados, para que atuem, de forma complementar e integrada à rede de atenção psicossocial.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Dyitg26BqUCAITsn99O2Qc