O Hospital Santa Lúcia de Poços de Caldas receberá R$ 3 milhões através do Valora Minas, programa do Governo de Minas Gerais criado para melhorar serviços hospitalares, reduzindo burocracias e ampliando o acesso aos serviços para a população.
A informação foi divulgada pelo Deputado Federal Emidinho Madeira. “Este marco não teria sido possível sem muita dedicação, diálogo e trabalho conjunto. É uma honra informar que, através de emendas parlamentares de minha autoria, conseguimos disponibilizar um suporte financeiro essencial para manter as portas do hospital abertas por dez meses, com um aporte significativo de 3 milhões de reais”.
Segundo o parlamentar, a inclusão do Hospital Santa Lúcia no Programa Valora Minas é um grande passo para melhorar a qualidade de vida dos atendidos. “Quero expressar minha gratidão ao Governador Romeu Zema e ao secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti, por seu apoio inestimável. Este é um momento de celebração para todos nós, um exemplo claro de como, juntos, podemos fazer a diferença”.
Valora Minas
O projeto tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços hospitalares do Governo do Estado, melhorar a qualidade do atendimento nessas instituições, agilizar respostas às necessidades em saúde da população mineira, além de desburocratizar e dar mais eficiência à alocação de recursos.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de setembro de 2020, o Valora Minas representa a reestruturação da antiga Política de Atenção Hospitalar, vigente desde 2003.
Rede Hospitalar em Minas
Atualmente, Minas Gerais possui 480 estabelecimentos hospitalares que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, considerando os recursos estaduais investidos, 227 instituições estão vinculadas a algum programa estadual e, portanto, recebem recursos do Tesouro. Entretanto, cada um dos programas possui indicadores e instrumentos de repasse próprios, o que dificulta a formação de uma visão sistêmica do montante repassado, do resultado social e assistencial do investimento e, consequentemente, da gestão de recursos.
A estrutura proposta pelo Valora Minas leva em consideração as necessidades da população, corrigindo disparidades na alocação de recursos entre as regiões e impasses metodológicos para mensurar a eficiência do investimento.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q