ONDA POÇOS

Programa IST/AIDS reforça importância da prevenção e conscientização

Compartilhe nas redes sociais

Em fevereiro, é comum ver ações do Programa IST/AIDS, devido as comemorações de Carnaval. Em advento do COVID-19, esse ano a tradicional festa não acontecerá, mas não é por esse motivo que as ações de prevenção serão esquecidas.

Mesmo sem ações pontuais nesse período, é uma oportunidade de relembrar as pessoas sobre a prevenção, aumentando também a divulgação dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem atendimento ao público de segunda a sexta, no prédio da Secretaria, localizada na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará, das 08h às 18h.

O Programa Municipal IST/AIDS registrou em 2019, 50 casos de HIV, e em 2020 foram 42 casos testados e tratados. Também foram atendidos 70 novos casos de Sífilis e 05 casos de Sífilis em gestantes.

De acordo com Simone Martins Assumpção, Psicóloga do Programa IST/AIDS, a conscientização e a prevenção deve acontecer sempre. “Essas ações são válidas não só para momentos pontuais como para vida inteira, é neste período do ano que as campanhas se intensificam e há um esforço maior por parte dos profissionais de saúde reforçando necessidade do uso do preservativo”.

O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O IST/Aids em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré Exposição (PREP) . O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento.

Para a psicóloga, além de falar sobre a importância do uso de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, é necessário a divulgação da “Mandala de Prevenção a IST’s’, que é ilustrativa e traz pontos a serem focados. “A Mandala traz pontos como, Prevenção a transmissão vertical (transmissão passada de mãe pra filho durante a gestação), imunização para HBV E HPV, redução de danos, diagnóstico e tratar as pessoas com IST e HIV, tratar das pessoas vivendo com HIV/AIDS, PEP, PREP, é muito amplo e também muito didático para esclarecer dúvidas sobre o assunto e pode ser acessada pelo site: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se”. finalizou.

O Programa trabalha com uma equipe multidisciplinar que incentiva a conscientização, a importância de uma vida sexual saudável e segura, inclusive com uma buscas ativas pelos profissionais, para uma melhor adesão ao tratamento das IST’S. Outro momento que as ações sobre prevenção são reforçadas é o dia 1° de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra o HIV.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LTl4mNWjx6Y9byQ2jBlFYr