ONDA POÇOS

Profissionais da rede estadual de ensino de Poços de Caldas se reúnem para discutir adesão da greve

Compartilhe nas redes sociais

Os profissionais da rede estadual de ensino de Poços de Caldas se reúnem nesta quarta-feira,09, para discutir se o município deve ou não aderir a greve. Cada escola organiza a sua reunião com seus profissionais.

 

Nesta terça-feira,08, a Assembleia da categoria aprovou a organização da paralisação que acontece por tempo indeterminado. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) ainda nesta terça-feira, realizou uma Assembleia Estadual presencial, em Belo Horizonte, quando foi aprovada a deflagração de greve por tempo indeterminado na Rede Estadual, a partir desta quarta-feira,09.

 

Ainda conforme Sindicato, o piso salarial foi reajustado neste ano em R$ 3.845,63, porém, o governo Zema paga aos professores da rede estadual apenas R$ 2.135,64. Os profissionais reivindicam ao governo do estado o cumprimento do piso salarial da educação.

“Desde 2019 que o governo sabe do nosso direito e foi cobrado por isso. Nenhuma política de valorização salarial foi apresentada e a deflagração desta greve é de inteira responsabilidade do governo Zema”, explica a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.

 

Abaixo os dias aprovados para a greve:

 

– 9/3: início da greve por tempo indeterminado na Rede Estadual

 

– 9 a 15/3: instalação dos Comandos de Greve, plenárias locais e visitas às escolas que ainda não aderiram à greve.

 

– 11/3: atos nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s)

 

– 16/3: nova Assembleia Estadual da categoria no Dia Nacional de Lutas da Educação.

 

– 17/3: ato na Cidade Administrativa em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional

 

Um direito Constitucional

 

O Piso Salarial é um direito garantido pela Lei Federal 11.738/08, pela Constituição do Estado, por meio do artigo 201A, e pela Lei 21.710/2015, que assegura o pagamento do Piso integral para o Magistério na jornada de 24h semanais.

 

O Piso da Educação é garantido para todas as carreiras da Educação: Professores da Educação Básica (PEB), Especialistas da Educação Básica (EEB), Analistas Educacionais (ANE), Analistas de Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE – Função de Inspeção Escolar), Assistentes de Educação (ASE), Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB), Técnicos da Educação (TDE) e Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB).

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah