A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas fará treinamentos para profissionais de Saúde, visando atualizar procedimentos de prevenção, identificação e fluxo de atendimento para casos de varíola dos macacos (monkeypox). Na quarta-feira (3), os médicos da atenção básica passarão por capacitação no Espaço Cultural da Urca.
Segundo a secretaria de Saúde, o fluxograma para atendimento aos pacientes com Varíola dos macacos está sendo organizado. A pasta informou ainda que está sendo feita a contratação de médico dermatologista para avaliação das lesões e diagnóstico diferencial em serviço centralizado.
Casos
Nesta segunda-feira, (1º), o primeiro caso de Varíola dos Macacos em Poços de Caldas foi confirmado.
O paciente segue em bom estado geral, está recebendo assistência médica e permanece em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.
Outros dois casos estão em investigação, os exames também já foram coletados, enviados a FUNED e aguarda o resultado. Um paciente tem histórico de viagem e outro segue sendo investigado, para saber qual foi a forma de contágio.
A Vigilância Epidemiológica segue acompanhando o caso de acordo com os protocolos vigentes pelo Ministério da Saúde.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q