Os professores das escolas particulares de Poços de Caldas podem entrar em greve nos próximos dias. Tudo irá depender do resultado da assembleia, com indicativo de greve, que será realizada nesta quinta-feira (22), às 18h.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), que representa a categoria, convocou a assembleia que será realizada de forma virtual. Segundo o sindicato, os donos das escolas têm ignorado as reivindicações dos professores e também se recusado a recompor as perdas salariais dos profissionais.
“Os donos de escolas em Poços de Caldas têm ignorado as reivindicações da categoria. O que nos leva à possibilidade de paralisar as atividades para garantir o avanço das negociações e impedir retrocessos”, explicou a presidente do sindicato, Valéria Morato.
Ainda segundo a presidente, o salário dos professores está defasado desde a pandemia de Covid-19 em relação ao aumento da inflação. A desvalorização chega a quase 15%. “Enquanto se negam a recompor os salários, as mensalidades aumentam a cada ano acima da inflação”, explica Valéria. “O que os professores recebem não acompanha o aumento do custo de vida. Ou seja, nosso poder de compra é menor hoje do que há quatro anos atrás.”,completou.
Condições de trabalho
A categoria também reivindica melhorias nas condições de trabalho, como o direito à desconexão, à contratação de um profissional especializado para cada dois alunos de inclusão em sala de aula e à contratação de plano de saúde, entre outros pontos.
