ONDA POÇOS

Procon Poços alerta consumidores para golpes e gastos no Dia das Mães

Compartilhe nas redes sociais

O Dia das Mães, comemorado neste ano em 14 de maio, é uma das datas mais esperadas pelo comércio, que só não vende mais do que no Natal.

Diante do volume de vendas, o Procon orienta para que as pessoas evitem cometer excessos que possam comprometer seus orçamentos a médio e longo prazos. Principalmente nos crediários, já que os juros estão bem altos no Brasil.

O crédito mais caro preocupa os órgãos de defesa do consumidor. A coordenadora do Procon, Fernanda Soares, sugere que as pessoas deem preferência àqueles presentes que possam ser pagos à vista. “É importante o consumidor se conscientizar e evitar comprometer o orçamento com prestações nesse momento, pois os juros estão muito altos. Pelo mesmo motivo, é desaconselhável obter empréstimos para comprar presentes”, alerta.

Outra dica importante é com relação a trocas de presentes. Lojas de vestuário e calçados costumam ficar lotadas não apenas nos dias que antecedem o Dia das Mães. Nos dias seguintes a movimentação é grande devido à necessidade de troca de tamanhos, cores e modelos. Daí a importância de o consumidor conhecer seus direitos e deveres nessa situação: procure conhecer a política de trocas do estabelecimento.

As lojas não são obrigadas a trocar artigos que tenham sido vendidos em perfeito Estado. No entanto, elas costumam ter uma política própria de trocas, para o caso de a presenteada vestir/usar um número diferente ou não ter gostado da cor, ou do modelo. As condições da loja para a troca de produtos devem estar afixadas em local visível no estabelecimento ou descritas na nota de compra

Para efetuar uma troca, quase todas as lojas exigem a nota fiscal e a etiqueta no produto que será trocado.

Já para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, como as realizadas via internet ou pelo telefone, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o comprador tem o direito de desistir do negócio dentro de sete dias contados da data de recebimento do produto, sem a necessidade de explicar o motivo. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM