O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, realizou mais duas ações educacionais do projeto “60+ Revelando Direitos e Desarmando Golpes”: uma em Poços de Caldas, a pedido do Serviço Social do Comércio (SESC), e outra em Belo Horizonte, em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pertencente à Prefeitura. Este ano, foram realizadas 17 ações do projeto, atingindo cerca de 750 idosos.
Na última sexta-feira, a ação educacional aconteceu na sede do SESC de Poços de Caldas, no centro da cidade. O público presente aprendeu sobre os direitos do consumidor e recebeu orientações sobre como se proteger de estelionatários, golpes nas relações de consumo, endividamento e irregularidades no mercado financeiro. Cerca de 80 pessoas participaram do evento.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
No dia 4 de novembro, a mesma ação educacional foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Confisco, em Belo Horizonte. O CRAS atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Muitos participantes contaram que já foram vítimas de golpes e compartilharam suas histórias. Depois, disseram que aprenderam como se proteger das fraudes que ainda não conheciam. Alguns estão com problemas de endividamento e receberam dicas para enfrentar as dificuldades.
O projeto “60+ Revelando Direitos, Desarmando Golpes” recebeu, no dia 21 de novembro, menção honrosa pela inovação, impacto social e prestação de serviços ao cidadão, na categoria “Escolas de Magistraturas e Judiciais” do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex) 2024.
Mais informações sobre como levar esse projeto para a comarca podem ser obtidas na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3768-1695 e 1697.