ONDA POÇOS

Procon de Poços de Caldas alerta para golpes com consignado do INSS

Compartilhe nas redes sociais

Uma aposentada procurou o Procon de Poços de Caldas após ter sido vítima de uma tentativa de golpe do crédito consignado.

Segundo o órgão, um criminoso se passando por funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entrou em contato com a consumidora, de posse dos dados pessoais dela, dizendo que a aposentada receberia dentro 72 horas pouco mais de R$ 6 mil retroativos desde 2010.

Como o golpista estava com todos os dados da consumidora, ela acreditou e enviou fotos do RG e CPF. Dando continuidade ao crime, uma suposta funcionária do banco que a vítima recebe aposentadoria, ligou e disse que um empréstimo no valor de R$ 9 mil havia sido feito por golpistas no nome dela e que, para cancelar, ela teria que pagar um boleto no mesmo valor do consignado para que cancelamento do empréstimo fosse efetivado.

A vítima então suspeitou e nesta quarta-feira, 9, ao entrar em contato com o INSS, a aposentada foi informada que o instituto não entra em contato via telefone com nenhum beneficiário.

Conforme a coordenadora do Procon, outros dois consumidores procuraram o órgão recentemente alegando terem caído no golpe, que resultou no prejuízo de quase R$ 15 mil. “A gente orienta para que aposentados e pensionistas de forma alguma passem informações por telefone. De preferência, que seja solicitado o bloqueio de qualquer tipo de empréstimo junto aos bancos. Cada vez mais eles arrumam artimanhas para prejudicar o consumidor”, disse Fernanda Soares.

Em caso de fraudes ou em que não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Procon Municipal ou no Portal do Consumidor.

O INSS disse que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços.

O instituto informou ainda que o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

O segurado que se sentir ameaçado pode registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah