ONDA POÇOS

Procon alerta sobre golpes durante a Black Friday

Foto: Onda Poços

Compartilhe nas redes sociais

No mês de novembro os consumidores aproveitam as promoções da Black Friday para adquirirem alguns produtos, seja por meio da internet ou loja física. A Black Friday é um movimento que é realizado no Brasil e no em outros países do mundo, na ocasião vários descontos são oferecidos aos consumidores. O movimento também marca o início das compras de fim de ano.

A analista de marketing Vanessa Cristina da Silva é uma das consumidoras que aproveita o momento para comprar. “Já comprei um tênis e ganhei um desconto de 183 reais. Neste ano estou pretendendo comprar outra cadeira para trabalho, estou conferindo os preços todos os dias”, comenta.

O fato de conferir os preços todos dias, é reforçado pela coordenadora geral do Procon de Poços de Caldas, Fernanda Soares, principalmente em relação a compra em loja física. “A pessoa precisa monitorar o que quer comprar para não cair em fraude, comprar o produto hoje achando que ele está mais barato e depois perceber que eles aumentaram o preço para dar desconto”, orienta.

Sites falsos ou clonados

A coordenadora ainda alerta para os casos de sites falsos ou clonados. Segundo Fernanda, como nesta época do ano, o consumidor recebe a primeira parcela do décimo terceiro salário, existem golpes que são aplicados para aproveitar dessa renda extra que o consumidor tem. São criados sites falsos ou clonados, por esta razão, o consumidor deve se atentar e comprar apenas e sites que conhece e que saiba da reputação. “Veja o Reclame Aqui, desconfie de sites novos. O fato da empresa ter um CNPJ, não significa que é uma empresa idônea e que você vai receber sua mercadoria. Verifique o histórico desta empresa. Não abra e-mails com promoções, ofertas em facebook e instagram que remetem a empresas conhecidas, pois são sites clonados. A maioria destes golpes é por boleto ou pix”, alerta.

Empréstimos

Durante esse período, o consumidor também deve ficar atento com as ofertas de empréstimos que exigem entrada para liberação de crédito. “Não existe agência bancária séria que solicita pagamento para liberação de empréstimos. O consumidor que desejar retirar empréstimo, tem que ir à uma instituição financeira conhecida.  Não existe envio de contrato por whatsapp e as pessoas não devem passar dados pessoais para terceiros, supostos lojistas”.

Outra orientação do Procon ao consumidor é que jamais compre coisas por impulso ou de forma consumista. Comprar com consciência, porque as contas chegam e muitas pessoas ficam endividadas nesta época de promoções de fim de ano.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb