Nesta quinta-feira (12), unidades de saúde do município enfrentaram atrasos no atendimento. Segundo informações divulgadas por vereadores que estiveram na UPA, alguns pacientes chegaram a esperar até sete horas por atendimento. Outros, incluindo idosos, desistiram e deixaram as unidades de saúde antes de serem atendidos.
A Prefeitura informou que o problema pode ter ocorrido devido a um problema técnico de escala global, relacionado à instabilidade nos sistemas de internet que utilizam como nuvem o GCloud, conforme noticiado em mídias nacionais e internacionais.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A Prefeitura informou, por meio de nota, que a falha prejudicou o acesso a informações essenciais dos usuários, o que comprometeu o fluxo normal de atendimentos, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante da situação, planos de contingência foram acionados para manter os serviços básicos.
Conforme a administração municipal, a instabilidade não teve origem em falhas internas de gestão, infraestrutura ou pessoal, sendo resultado de um evento externo, conforme comunicado da empresa responsável pelo serviço.
“Apesar das dificuldades, profissionais de saúde seguiram atuando nas unidades, priorizando casos urgentes”, informou a Prefeitura.