ONDA POÇOS

Prisão em flagrante: suspeito de maus-tratos e posse ilegal de armas é detido em São José do Rio Pardo (SP)

Foto Ilustrativa

Compartilhe nas redes sociais

Um homem de 58 anos foi preso em São José do Rio Pardo (SP) pela Polícia Civil. Ele é acusado de maus-tratos a animais, posse ilegal de arma e porte de animais não nativos do país.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Foram acionados para atender à ocorrência os investigadores do Setor de Investigações Gerais (SIG), a Polícia Militar Ambiental, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Meio Ambiente. As equipes se dirigiram à residência do indivíduo, conhecido como “Pezão”, para apurar uma denúncia que informava que ele fazia uso de uma área pública situada na rua Giuseppe Antônio de Rosa, no bairro Buenos Aires, para criar animais que supostamente estariam em situação de maus-tratos.

Os policiais civis e as equipes especializadas constataram a existência de 88 animais em condições típicas de maus-tratos, sendo: 35 pombos (dos quais 13 eram exóticos da raça “pombo diamante”), 15 galinhas de diversas raças, 4 pássaros calafates (exóticos), 3 pássaros (exóticos), 1 pássaro canarinho-da-terra (animal silvestre), 20 coelhos, 4 porcos e 3 bovinos. A constatação foi feita por veterinários, e a ação caracteriza-se como maus-tratos, pois os animais estavam confinados em gaiolas suspensas, sem qualquer tipo de higiene, com espaço extremamente reduzido, dificultando a locomoção e com alimentação inadequada.

Além disso, foram localizadas 3 armadilhas para a captura de animais silvestres, que foram apreendidas. Durante as diligências, foi ouvido o canto de um passarinho vindo de dentro da residência do suspeito, o que levou a equipe a entrar no imóvel, culminando na localização de um passarinho trinca-ferro anilhado (em pesquisa junto à Polícia Ambiental, verificou-se que a licença não estava em nome do proprietário do imóvel, mas de um terceiro), além de uma espingarda de chumbinho e 2 munições intactas de calibre .22.

Diante dos fatos, alguns animais foram recolhidos e abrigados pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal, onde receberão atendimento veterinário para serem realocados. Os demais animais também deverão ser recolhidos e realocados para locais apropriados. O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido ao Plantão Policial. Na delegacia, o delegado titular, Dr. Renato Coletes, deliberou pela ratificação da prisão em flagrante, determinando o indiciamento do detido e sua consequente condução à Cadeia Pública de Casa Branca. Agora, o homem aguarda a audiência de custódia. Segundo informações, ele também deverá ser multado, com o valor da multa provavelmente ultrapassando R$ 200.000,00.

 

Fonte: Portal Rio Pardo