No próximo domingo, 25 de maio de 2025, a partir das 8 horas da manhã, o Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas, será palco da Primeira Caminhada Maio Roxo, uma iniciativa inédita na região do Sul de Minas, promovida pela Associação de Doença de Crohn e Retocolite do Sul de Minas (DII Sul de Minas).
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O evento faz parte da campanha nacional do Maio Roxo, mês dedicado à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A atividade, realizada em parceria com a campanha “Dia Mundial do Brincar – Nunca deixe de brincar!”, busca não apenas informar, mas também integrar a comunidade em um momento de saúde, lazer e solidariedade.
Com apoio da organização nacional DII Brasil e do laboratório Celltrion, a caminhada também conta com o engajamento de investidores sociais como o projeto “Eu Sou Doadora”, que visa incentivar a participação cidadã em ações sociais e de saúde.
Além da prática esportiva e do fortalecimento de vínculos sociais, a caminhada tem um importante objetivo educativo: alertar a população sobre os sintomas, o diagnóstico e os desafios enfrentados por quem convive com as DIIs. Apesar de pouco conhecidas, essas doenças são crônicas, não contagiosas e afetam diretamente o sistema digestivo, provocando sintomas como diarreia constante, dor abdominal, perda de peso e fraqueza.
Um dos principais desafios está no diagnóstico precoce, pois muitas vezes os sintomas são banalizados como simples desconfortos gastrointestinais. Por isso, a campanha reforça: “Esse piriri é coisa séria e constrangedor é ignorar”.
A presença de médicos e especialistas durante o evento contribuirá para tirar dúvidas da população e oferecer informações confiáveis sobre como diferenciar os tipos de DII e buscar o tratamento adequado.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (35) 91001-2840.