ONDA POÇOS

PRF alerta sobre golpes envolvendo falsas multas de trânsito

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que é responsável pela segurança e fiscalização de mais de 70 mil quilômetros de rodovias federais no Brasil, identificou recentemente e-mails fraudulentos que alegam a existência de falsas multas e direcionam os usuários para um QR Code. Em resposta, a PRF alerta que as notificações de autuações emitidas pelo órgão não são enviadas por e-mail, SMS ou por QR Codes. De acordo com a PRF, as autuações oficiais são sempre enviadas pelos Correios ou estão disponíveis no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, ou publicadas no Diário Oficial da União, na forma de Edital.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Além disso, os autos de infração suspeitos ou com informações questionáveis passam por uma análise detalhada realizada pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Caso algum erro seja identificado no auto de infração, ele é arquivado por decisão da autoridade de trânsito, de forma fundamentada e formalizada.

Para se proteger de fraudes como essas, a PRF orienta a população a seguir algumas dicas de segurança:

Dicas de Segurança

  1. Vá direto à fonte: Se você recebeu alguma notificação de multa, acesse o site oficial da PRF para verificar a veracidade da informação. Não clique em links desconhecidos ou QR Codes. Consulte diretamente:

    Observação: O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) está disponível no APP Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu sistema operacional.

  2. Desconfie sempre: Faça uma simples pesquisa na internet ou em ferramentas de busca para confirmar se a informação recebida é verdadeira. Isso pode ajudar a desmascarar fraudes e fake news.

  3. Proteja-se: Utilize senhas longas, com diferentes caracteres, e evite usar dados pessoais. Não reutilize senhas e ative a verificação em duas etapas sempre que possível. Ao acessar sites oficiais, digite a URL diretamente no navegador ou use aplicativos oficiais.

  4. Cuidado com contas falsas: Fique atento a contas falsas que frequentemente utilizam bots para espalhar boatos e golpes. Bots, programas automatizados que podem ser usados para fins maliciosos, ajudam a multiplicar informações fraudulentas rapidamente.

A PRF reitera a importância de a população estar atenta e tomar precauções para evitar cair em golpes. Ao identificar qualquer notificação suspeita, o mais seguro é sempre consultar as fontes oficiais e adotar medidas de proteção contra fraudes digitais.