Após nenhuma empresa apresentar propostas, o projeto da prefeitura de Poços de Caldas para transferir pontos turísticos importantes da cidade à iniciativa privada, foi suspenso temporariamente. A sessão de análise de propostas aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) e, sem interessados, terminou mais cedo.
O Governo Municipal pretende iniciar, ainda nesta quinta, uma análise do edital. Tal análise levou em consideração três pedidos de impugnação realizados antes da sessão. Com isso, o edital deve sofrer alterações em busca de maior atratividade para empresas privadas.
O projeto foi criado para transferir pontos turísticos importantes da cidade à iniciativa privada – o complexo do Cristo Redentor, que inclui o Teleférico, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Véu das Noivas. O edital, publicado em agosto, pretende transferir os pontos para a iniciativa privada pelo prazo de 35 anos.
A estimativa é que a empresa que assumir os locais invista R$ 40 milhões nos primeiros cinco anos da concessão. Após a nova análise, que não tem data para ser finalizada, o município deve republicar o edital e marcar uma nova data para a sessão.
A prefeitura ainda deve avaliar a possibilidade de reabrir três dos quatro pontos turísticos envolvidos no edital, fechados desde o início da pandemia. O Cristo já é aberto ao público. A visitação seguiria protocolos de segurança para a reabertura, mas não tem prazo pra acontecer.