A Prefeitura de Caldas emitiu uma nota nesta sexta-feira,02, após um vereador ser acusado de racismo.
O caso
Nesta semana, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Caldas, ao fazer uso da palavra, o vereador João Batista da Fonseca, conhecido como João do Cavaquinho, foi falar sobre racismo, assunto discutido na semana anterior, quando o coletivo Negro Caldense pediu a tribuna livre na Câmara Municipal. Em resposta, nesta semana o vereador então, iniciou: ” Vou ser bem rápido, bem claro. Foi muito falado aqui nesta tribuna, com relação a racismo. Isso aí pra mim, é uma palavra que tem que ser extinta do país. Porque veja bem, na hora de votar, tanto vale o voto de um preto, como vale de um branco. E não é só isso. Eu acho que a grande verdade é que, queira ou não queira, é obrigação respeito com preto, com o pobre, com qualquer cidadão que seja. Isso é sinônimo de hombridade que o cidadão tem que ter respeito. Que é o que o país não tem. Tem muita gente que acha que tem dinheiro e quer passar em cima dos outros. Comigo não existe isso”.
João do Cavaquinho prossegue e diz ” Tanto a verdade é que eu posso falar uma palavra bem chata, eu sou muito chegado numa negrinha. Isso para mim, o que está acontecendo aqui, tem que parar. Chega de falar em racismo. É isso que eu queria deixar bem claro. Muito obrigado”, finaliza.
O trecho foi compartilhado nas redes sociais causando a indignação de muitas pessoas.
Nesta sexta-feira a Prefeitura se pronunciou sobre o caso por meio de uma nota. Confira abaixo:
O Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas também emitiu uma nota. Confira abaixo:
O jornalismo da Onda Poços tentou entrar em contato com o vereador João Batista Fonseca, mas não teve as ligações atendidas e nem retorno nas mensagens. Segundo a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, até o momento, não foi registrado nenhum boletim de ocorrência sobre o caso.
Confira o momento em que o vereador emite a frase:
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IsCi6I12nPIKEIEg6OX5g7