A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convida para a inauguração da Singular – Centro Municipal de Atendimento Especializado e da nova sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller, que será realizada no dia 14 de novembro (sexta-feira), às 10h, no Country Club (Rua Senador Salgado Filho, 220 – antiga Secretaria de Obras).
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A Singular é um centro de atendimento especializado voltado a estudantes neurodivergentes — com autismo, deficiência intelectual, TDAH, transtorno opositor desafiador e outros transtornos do neurodesenvolvimento — das escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.
O atendimento será pautado em práticas baseadas em evidências, promovendo o desenvolvimento, a aprendizagem e a autonomia de forma individualizada. Na Singular, serão elaborados os Planos de Atendimento Individualizado (PAI), que servirão de base para orientar as intervenções e oferecer apoio aos Centros de Educação Infantil e escolas municipais na construção dos Planos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos Planos Educacionais Individualizados (PEI), fortalecendo a articulação entre os contextos clínico, educacional e escolar, de modo a garantir a intensidade do ensino e a ampliação das oportunidades de aprendizagem.
A Singular atuará ainda em parceria com outras instituições públicas e privadas que desenvolvem ações voltadas às pessoas com deficiência, incluindo instituições de atendimento especializado, as secretarias municipais de Esporte, Cultura e Assistência Social, além de universidades e institutos de ensino, como a PUC Minas, UEMG e Instituto Federal. Essas parcerias visam ampliar as oportunidades de formação, atendimento e integração entre os serviços, assegurando uma rede articulada e colaborativa de apoio à inclusão.
O projeto será implementado em quatro fases. Na primeira fase, serão atendidos 50 estudantes dos Centros de Educação Infantil (CEIs). A partir da segunda fase, o atendimento será gradualmente ampliado para estudantes das escolas da Rede Municipal, com previsão de alcançar, ao final da quarta etapa, entre 200 e 250 estudantes.
A equipe de profissionais será composta progressivamente, conforme as fases de implantação, incluindo professores, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicomotricista, neuropsicopedagogo e psicopedagogo.
Os Centros de Educação Infantil e as escolas municipais realizarão os encaminhamentos para a Singular, onde os estudantes passarão por avaliação especializada. De acordo com os resultados, serão definidos os planos de intervenção, sempre focados na singularidade e nas potencialidades de cada estudante, considerando seu contexto escolar e familiar.
O local, instalado na antiga Secretaria de Obras, contará inicialmente com oito salas de atendimento, com possibilidade de ampliação para mais quatro. “A Singular representa um avanço significativo em nossa cidade, focado no acolhimento e desenvolvimento de crianças neurodivergentes”, destaca o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.
A transformação do espaço em um Centro Municipal de Atendimento Especializado foi anunciada pelo prefeito Paulo Ney, em 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, como parte das ações da campanha “Abril Azul”, que reforça a importância da empatia e da ampliação do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Helen Keller
O local também abrigará a nova sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller, voltado para alunos com cegueira total e baixa visão. Incorporado à Rede Municipal de Ensino em 1987, o serviço teve início em 1972, com a implantação de uma sala de recursos para deficientes visuais, anexa ao prédio da Fungotac.
Em 2014, foi transformado no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller, com o objetivo de oferecer atendimento educacional especializado de forma não substitutiva à escolarização, no contraturno do ensino regular. O centro também organiza e disponibiliza recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade, atuando em parceria com as escolas de ensino regular para promover a participação e a aprendizagem dos estudantes.







