ONDA POÇOS

Prefeitura de Poços de Caldas inaugura nova base do Samu e entrega ambulância

Foto: Secom/Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Foi realizada nesta quarta-feira, 2 de outurbro, a cerimônia de inauguração da nova base descentralizada do SAMU na Zona Leste, localizada nas dependências do Hospital Municipal Vereador Gilberto de Matos.

A unidade foi totalmente reformada e estruturada para melhorar o atendimento de urgência e emergência da região, integrando o plano de melhorias contínuas dos serviços de saúde do município.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A nova base tem dois quartos de descanso, dois banheiros, sala de estar, copa, Depósito de Material de Limpeza (DML), além de uma área específica para lavagem de ambulâncias e uma garagem destinada a acomodar um veículo de emergência. As melhorias incluem pintura interna e externa, manutenção das instalações elétricas e de iluminação, além da instalação de internet com rede Wi-Fi, linha telefônica, pisos de porcelanato e luminárias na área externa.

Foto: Secom/Poços de Caldas

De acordo com a diretora do Samu, Nair Chuva, todos os espaços foram padronizados conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. A nova base tem capacidade para abrigar dois profissionais por plantão, o que permitirá maior agilidade no deslocamento das equipes e no atendimento às emergências, otimizando o tempo de resposta nas regiões atendidas.

Além da nova unidade, o município também recebeu uma nova ambulância de remoção básica. Poços de Caldas passa a contar agora, com seis ambulâncias, três vezes mais do que o exigido para cidades do seu porte.

Histórico da licitação das ambulâncias

A Secretaria de Saúde adquiriu, por meio de processo licitatório, novas ambulâncias de transporte do tipo A, destinadas à remoção básica. Esses veículos estão prontos para uso imediato, reforçando o atendimento de urgência e emergência no município.

A entrega das duas novas ambulâncias próprias sofreu atrasos devido à complexidade das negociações desse porte, que vêm sendo tratadas há mais de um ano. O pedido de licitação foi inicialmente realizado em 10 de maio de 2023. No entanto, em 22 de setembro, a licitação deu deserta. Um novo processo foi aberto em 22 de janeiro de 2024, e a licitação foi concluída com sucesso em 7 de fevereiro. A empresa vencedora teve um prazo de 40 dias para apresentar toda a documentação necessária, que foi devidamente aprovada. Após essa etapa, iniciou-se a montagem das ambulâncias, que foram entregues somente agora.